Abrimos o mês com duas importantes campanhas: o Abril Azul e o Abril Verde que visam, respectivamente, conscientizar a população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a segurança no trabalho.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, o TEA é um transtorno de desenvolvimento neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e/ou interação social.
Estima-se que, no Brasil, mais de dois milhões de pessoas tenham Transtorno do Espectro Autista. A maior incidência é em meninos. Os sintomas normalmente se manifestam até os 3 anos de idade. Acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias.
Já a campanha Abril Verde visa promover a saúde e a segurança no ambiente de trabalho. Estima-se que a cada 51 segundos, no Brasil, um acidente de trabalho acontece e, a cada quase quatro horas, uma morte.
As estatísticas não englobam os trabalhadores que atuam na informalidade, o que leva a crer que as mortes e doenças causadas por acidentes de trabalho podem ser bem maiores.
O objetivo do Abril Verde é chamar a atenção para esses números e alertar sobre a necessidade de se promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis e de se cumprir o que estabelece as normais e leis trabalhistas.
ABRIL AZUL E VERDE: O SINDEAC ABRAÇA ESSA CAUSA!