O presidente do Sindeac, Paulo Roberto da Silva, reuniu-se na manhã dessa terça-feira, 16/07, com o presidente do Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação de Minas Gerais/SEAC-MG, Renato Fortuna Campos, e demais membros da diretoria.
A reunião deu largada às negociações em torno da Convenção Coletiva de Trabalho 2025 (CCT-2025) dos trabalhadores do segmento de Asseio e Conservação da capital. Foi o pontapé inicial e novas reuniões serão realizadas em breve para a apresentação oficial da pauta de reivindicações.
Paulo Roberto esteve acompanhado da enfermeira do Sindeac, Juliana Penido Matozinhos Braga, uma das integrantes do Núcleo de Segurança do Paciente que está sendo criado no Departamento Médico do sindicato. Composto por profissionais da área da saúde, o objetivo é atuar preventivamente, identificando possíveis riscos que possam ameaçar o bem-estar e a segurança dos pacientes.
Paulo Roberto também levou para a reunião a assessora do Sindicato das Empresas de Coleta, Limpeza e Industrialização de Resíduos de Minas Gerais/ SINDILURB, Rayane Meirelles. Ela foi apresentar e convidar formalmente o SEAC a participar da 3ª Feira Mineira de Resíduos que acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, em Belo Horizonte, com o patrocínio do Sindeac.
Comenda da Ordem – TRT-3
Durante a reunião, o presidente do SEAC-MG, Renato Fortuna Campos, parabenizou Paulo Roberto da Silva pela indicação do SINDEAC para receber a Comenda da Ordem, concedida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-3). A solenidade de outorga será no dia 26 de setembro.
De acordo com Renato, o SINDEAC será o primeiro sindicato laboral do país a receber tal honraria, um feito que merece ser comemorado.
CLIQUE AQUI E ACESSE O BOLETIM INFORMATIVO
Boa tarde, meu nome é Rogerio Ceraso Porteiro de Condominio e gostaria de participar das reuniões que tratam assuntos de Dissídios coletivos da categoria.
Exemplos:
Tickts diferentes
Unificação dos salários dos Porteiros
Vale compras
Aguardo repostas
Boa tarde, Rogério. Informaremos quando a assembleia for marcada. Divulgaremos a data.
Boa noite meu nome é Eliana sou faxineira de condomínios gostaria de saber se o valor do ticket alimentação e igual a dos porteiros ou o meu seria mais e qual seria o valor total
A Convenção Coletiva de Trabalho está em fase final de negociação. Iremos publicá-la em breve, com todas as cláusulas econômicas e sociais, incluindo o valor do ticket alimentação.
Meu nome é Marcilio e trabalho em um condomínio. Atualmente, vejo com preocupação como a perspectiva humanista e social, que é um dos pilares da Constituição Federal, está sendo minada. A Constituição defende a proteção e a dignidade do emprego, mas, na prática, observamos um crescente número de condomínios substituindo seus funcionários por portarias virtuais. Essa mudança tem impactos diretos na vida dos trabalhadores, e isso é especialmente preocupante. Em alguns estados, existem convenções coletivas que proíbem a substituição de trabalhadores por máquinas. Essas convenções são uma forma de garantir a manutenção dos empregos e, portanto, a dignidade dos funcionários.
Mas para promover uma concorrência de serviço justa, seria fundamental que qualquer decisão de demitir funcionários, para instalação de portaria virtual, fosse precedida por uma notificação de pelo menos 6 meses. Esse prazo daria aos trabalhadores a oportunidade de se prepararem para a mudança e buscar alternativas com dignidade. Além disso, noto uma falta de compreensão sobre as funções desempenhadas pelos funcionários dos condomínios. Muitos condôminos ainda não sabem a diferença entre o trabalho do porteiro diurno e o noturno. Por exemplo, acreditam que o porteiro noturno é desnecessário devido à menor movimentação e falta de entregas à noite. Isso faz com que o porteiro noturno frequentemente seja o primeiro a ser desligado. Para ajudar a preservar a dignidade dos funcionários e melhorar a compreensão sobre suas funções, seria útil que os síndicos apresentassem essas atribuições nas reuniões com os condôminos. Essa transparência ajudaria a garantir que todos reconheçam o valor do trabalho realizado e, assim, poderiam tomar decisões mais informadas e justas. Desculpa o texto enorme.
Boa tarde, sobre as portarias virtuais, a próxima Convenção Coletiva de Trabalho já virá com essa cláusula. Aguarde.
Sou Michelle , contabilidade. Preciso saber se tem previsão a convenção 2024/2025. Grata
A CCT está emfa final de negociação, mantendo a data-base em 1º de setembro, e será publicada neste site assim que homologada e registrada.