O SINDICATO SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA CASA, NOSSA VOZ

Lançada oficialmente nesta segunda-feira, 04/12, a campanha SINDICATO SOMOS NÓS, NOSSA FORÇA, NOSSA CASA, NOSSA VOZ. Trata-se de uma campanha de conscientização e valorização promovida pelo Sindeac, Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais (MPT-MG), Superintendência Regional do Emprego e Trabalho (SRTE-MG) e centrais sindicais em atuação no estado, entre as quais, a UGT-MG.

A iniciativa visa fortalecer os sindicatos e sensibilizar a sociedade sobre o importante papel que desempenham na promoção de condições dignas de trabalho e na construção de um mercado de trabalho que respeite e valorize os direitos fundamentais dos trabalhadores.

“Nosso objetivo com essa união de esforços é garantir direitos, combater a precarização e promover a negociação coletiva como instrumento essencial na busca por relações trabalhistas mais justas e equilibradas”, disse o superintendente regional do Emprego e Trabalho, Carlos Calazans.

Segundo ele, a campanha será massificada em todo o estado. Foram produzidos materiais de divulgação, como cartaz, folder e adesivos, e criado o site www.osindicatosomosnos.com.br. A ideia é também fazer uma disputa agressiva nas redes sociais.

“Essa primeira etapa vai até o dia 1º de maio de 2024, quando pretendemos fazer um grande evento unificado que ficará na história de Belo Horizonte”, declarou Calazans.

O presidente do SINDEAC  e da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, destacou que um sistema sindical forte, atuante e combativo é a melhor garantia da promoção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Por meio da valorização dos sindicatos podemos ampliar a participação popular no fortalecimento da democracia”, ponderou.

Também marcaram presença no lançamento da campanha o procurador-chefe do MPT-MG, Arlélio de Carvalho Lage, a chefe de Mediação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Alessandra Parreiras, o deputado federal Rogério Correia, representantes de sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais, dentre outros convidados.

O lançamento aconteceu na sede do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O evento abriu espaço para a apresentação de uma intervenção teatral promovida pelo SINDEAC sobre o Novembro Azul, o mês de prevenção ao câncer de próstata.

Ainda na segunda-feira, pela manhã, o presidente do SINDEAC e da UGT-MG, Paulo Roberto da Silva, e o superintendente Carlos Calazans concederam entrevista ao vivo na Rádio Itatiaia (programa Rádio Vivo) e na TV Band Minas (programa Boa Tarde, Minas). Eles falaram sobre o lançamento da Campanha e os objetivos propostos.