Julho Amarelo é o mês dedicado à conscientização e prevenção das hepatites virais e também do câncer ósseo.
As hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Podem parecer silenciosas, mas são uma ameaça real que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, as mais comuns são as hepatites A, B e C. Existem vacinas para os tipos A e B e exames gratuitos e tratamento disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) para todas elas.
Já o câncer ósseo, embora raro se comparado a outros tipos de câncer, é uma condição que exige atenção. O diagnóstico precoce é a melhor maneira de garantir resultados positivos para o paciente, aumentando em até três vezes a chance de cura.
É preciso estar atento a sinais como
- Dor óssea persistente;
- Inchaço nas articulações;
- Presença de nódulos;
- Ossos que se quebram facilmente;
- Perda de peso sem razão aparente;
- Cansaço físico
A prevenção e o diagnóstico precoce podem fazer toda a diferença no tratamento e na qualidade de vida. Converse com seu médico, faça exames regulares e busque orientação ao menor sinal de suspeita. Os médicos do Sindeac estão à disposição para orientar os trabalhadores das categorias representadas.
Juntos, podemos ampliar essa conversa e ajudar a divulgar a conscientização sobre as hepatites virais e o câncer ósseo. Nossa saúde merece esse cuidado.