O SINDEAC foi uma das entidades organizadores do seminário “O papel dos sindicatos frente ao Direito Coletivo do Trabalho” realizado no dia 24/10/23, na sede do Ministério Público do Trabalho em Minas Gerais/MPT-MG, em uma promoção conjunta com a União Geral dos Trabalhadores de Minas Gerais (UGT-MG) e Faculdade de Direito da PUC Minas, Campus Coração Eucarístico.

Foram mais de 150 pessoas presentes, entre alunos da PUC/MG, operadores do Direito, lideranças sindicais de diferentes categorias de várias regiões do estado, representantes de entidades patronais e demais convidados.

O auditório ficou pequeno para tantas pessoas inscritas e muitas delas assistiram aos debates e explanações nos aparelhos de TVs instalados no foyer, ao lado do auditório.

Foram momentos ricos de debates sobre o que é o movimento sindical e o papel desempenhado pelos sindicatos na defesa dos interesses e dos direitos dos trabalhadores representados e da sociedade brasileira.

Participaram como palestrantes/debatedores:

Para a realização do seminário, o SINDEAC decorou o auditório e o foyer de rosa, em referência ao Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama.

A mastologista do sindicato, Patrícia Taranto, acompanhada da enfermeira Aline, fez uma breve explanação para o auditório sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, importante para aumentar as chances de cura da doença.

Fez também uma demonstração com a “mamamiga”, um modelo didático, semelhante ao seio feminino. O dispositivo serve para ensinar as mulheres a conhecerem a diferença entre a mama saudável e a que apresenta alterações. E ainda distribuíram cartilhas, também produzidas pelo SINDEAC, com dicas de prevenção.