O Sindeac recebeu na terça-feira, 25/10/22, a visita de 60 alunos do sexto período do Curso de Direito da PUC-MG, campus Coração Eucarístico. Eles são da disciplina “Direito Coletivo do Trabalho” e estavam acompanhados do professor Paulo Roberto Sifuentes Costa. Foram acolhidos pelo presidente do Sindeac, Paulo Roberto da Silva, conheceram as dependências do sindicato e os serviços e benefícios oferecidos pela entidade aos associados e dependentes.

Atendendo a uma solicitação do professor Sifuentes, Paulo Roberto ministrou palestra aos alunos. Dentre os vários assuntos abordados, ele fez um breve relato sobre a história do movimento sindical e a importância dos sindicatos nas conquistas da sociedade. Citou como exemplo as negociações das convenções coletivas de trabalho, com a garantia de benefícios econômicos e sociais para os trabalhadores. Falou, ainda, sobre a reforma trabalhista, implantada em 2017, e seus reflexos na atuação do movimento sindical.

Da teoria à prática

A iniciativa da visita ao Sindeac partiu do professor Paulo Roberto Sifuentes Costa. “Nossa intenção é que os alunos conheçam, na prática, o que é e o que faz um sindicato. E o Sindeac é uma referência no sindicalismo brasileiro pelo belo trabalho que realiza em benefício das categorias que representa. Tenho certeza de que sairão daqui com uma consciência e uma visão diferentes”, afirmou.

“Tivemos a oportunidade de conhecer a estrutura do Sindeac e saber um pouco sobre como é o processo de trabalho realizado em benefício dos trabalhadores. Foi uma experiência enriquecedora e agradeço por nos receberem nesse espaço”.  César, aluno de Direito da PUC-MG

Ao final da palestra, Paulo Roberto da Silva sorteou brindes entre os alunos e, depois, eles participaram de um lanche coletivo no Sindeac.