O SINDEAC, em parceria com a FETHEMG, foi uma das entidades patrocinadoras da 1º Feira de Resíduos de Minas Gerais, realizado nos dias 6 e 7 de outubro pelo SINDILURB-MG, com o apoio da FIEMG e do SEBRAE.

O evento contou com várias palestras, stands com expositores de toda a cadeia produtiva do setor, apresentação de trabalhos acadêmicos, oficinas e exposição de trabalhos artísticos.

SINDEAC e FETHEMG montaram um stand próprio, com o tema “Atitudes sustentáveis para um mundo melhor” e exposição de peças produzidas a partir de material reciclável. Elas foram confeccionadas por artesãos do Programa de Educação Ambiental do CODANORTE – Consórcio Intermunicipal Multifinalitário para o Desenvolvimento Ambiental Sustentável.

A coordenadora de educadora ambiental do CODANORTE, Soraya Ottoni, ministrou palestra com o tema “Do lixo ao luxo”, onde demonstrou que o lixo pode se transformar em importante matéria-prima e dar vida a decoração de lixo, como bolsas, carteiras, jóias, jarras, bonecas, pote para balas, dentre outras.

A Feira foi um sucesso e os organizadores já pensam na segunda edição, em 2023. SINDEAC e FETHEMG agradecem ao CODANORTE e à educadora ambiental Soraya Ottoni pela disponibilidade e pela riqueza da exposição e da palestra.