O que é fevereiro Roxo?

 O roxo, no mês de fevereiro, é voltado para três doenças distintas. São elas:  Lúpus, Mal de Alzheimer e Fibromialgia.

Mas, o que essas doenças têm em comum? As três não têm cura, os sintomas são silenciosos e a progressão é gradual. O que causa esses males ainda é desconhecido.

 Além de alertar para a importância do diagnóstico precoce, outro objetivo do Fevereiro Roxo é divulgar a existência de tratamentos para melhorar o bem-estar e a qualidade de vida dos portadores dessas doenças.

O Lúpus pode ocorrer em qualquer idade, raça e sexo, porém as mulheres são as mais acometidas. A Fibromialgia é mais comum também entre o sexo feminino. A cada 10 pacientes, de 7 a 9 são mulheres.

Já no Mal de Alzheimer, os sintomas, na maioria das pessoas, aparecem depois dos 60 anos. Também neste caso, geralmente atinge mais mulheres do que homens.

O que é fevereiro laranja?

A cor laranja representa o combate à leucemia, um tipo de câncer que afeta os glóbulos brancos, originando-se na medula óssea.

Segundo estatísticas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), é o 9º câncer mais comum no sexo masculino e o 11º no feminino.A causa exata da leucemia não é conhecida, mas ela é influenciada por fatores genéticos e ambientais.

A Campanha Fevereiro Laranja tem por objetivo promover a consciência e educação sobre a doença, tanto para o diagnóstico precoce quanto com relação ao tratamento. Além do mais, mostra a importância da doação de medula.

Assim como qualquer outra forma de câncer, quando diagnosticada no início, as chances de tratamento são melhores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 × três =